4 tipos de magnésio e para que servem

Para que serve o magnésio

O magnésio é o maestro da orquestra do organismo: rege o cálcio, interage com o zinco, as vitaminas e os nutrientes antioxidantes sendo o nutriente que ajuda a controlar o estresse, prevenir os ataques cardíacos, combater o diabetes, aliviar problemas osteoarticulares e retardar o envelhecimento.

Arnoldo Velloso da Costa, LIVRO “mAGNÉSIO – O QUE ELE PODE FAZER POR VOCÊ”, 2010

O magnésio é um nutriente essencial para vários mecanismos em nosso corpo e atua como cofator em mais de 100 reações enzimáticas. Noventa por cento dele está presente em nosso organismo dentro de nossas células e este é um dos motivos que torna mais difícil sua avaliação através de exames. São necessários pelo menos 20 a 30% de diminuição do nosso magnésio corporal para que aconteça uma diminuição da taxa de magnésio avaliada pelo exame de sangue.

Algumas doenças causam redução do magnésio:

• traumatismos graves;
  • queimaduras, pós-operatórios ou infecções graves;
  • alcoolismo;
  • diabetes descompensado, hipopotassemia ou hipofosfatemia;
  • distúrbios endócrinos como doença de Addison, hiperaldosteronismo, hiperparatireoidismo, hipo ou hipertireoidismo;
  • subnutrição proteico-energética;
  • doença intestinal inflamatória como Doença de Crohn e retocolite ulcerativa;
  • aumento da excreção devido a vômitos frequentes,
  • pancreatite aguda;
  • disfunção tubular (no rim) nduzida por medicamentos diuréticos, anfotericina B ou aminoglicosídeos.

As principais fontes de alimentos deste nutriente são:

• arroz integral
  • sementes de abóbora e gergelim, linhaça
  • castanha do Pará, amêndoas
  • cacau puro
  • folhas verdes como espinafre e acelga.

Importante saber que os fitatos e oxalatos presentes em alimentos vegetais, como feijões, diminuem a biodisponibilidade de magnésio nestes alimentos. Além disto, os cereais quando são refinados, perdem mais de 50% do magnésio.

A deficiência do magnésio pode causar sintomas:

• Quando a redução é mais grave, causando uma alteração importante até no exame de sangue, pode desencadear arritmia cardíaca e convulsões.
  • Quando a redução é mais leve, pode causar sintomas como câimbras, dor de cabeça, insônia, tontura, aumento da pressão arterial, espasmos musculares, comprometimento na memória e concentração
1. Magnésio treonato

É um metabólito da vitamina C com propriedades de vitamina C-like, utilizado como agente de quelação de minerais e tem a capacidade de melhorar significativamente a biodisponibilidade do mineral. Esta forma de Magnésio L-treonato atravessa a camada hematoencefálica, tornando o magnésio biodisponível.

• Pode melhorar o aprendizado, memória e cognição. Reduz ansiedade e estresse.
2. Magnésio dimalato

Oferece melhor solubilidade e tem a vantagem de oferecer também ácido málico. Tem absorção prolongada e não produz desconforto gástrico. O magnésio dimalato tem a vantagem de otimizar a produção de energia (ATP), pois o ácido málico faz parte do ciclo de Krebs, sendo muito útil nas doenças cardiovasculares e comprometimento mitocondrial.

• Otimiza a produção de energia (ATP); ajuda na manutenção da saúde cardíaca e contribui para prevenção e tratamento de fibromialgia.
3. Cloreto de magnésio

É um composto químico de magnésio e cloro. É um suplemento utilizado para compensar o consumo inadequado ou absorção de magnésio na dieta, mas é menos biodisponível do que outros compostos de magnésio,  incluindo o magnésio quelado ou magnésio dimalato.

• Melhora o sono; reduz cólicas e câimbras; aumento os níveis de energia e melhora do humor; auxilia no tratamento da artrite, bursite, tendinite.
4. Magnésio taurato

É uma molécula com duas funções, formada a partir de uma ligação estável entre magnésio e taurina. Estes dois componentes agem de forma sinérgica favorecendo a proteção dos neurônios e a saúde cardíaca.

• Ajuda na manutenção das células neurais; -otimiza os processos cognitivos, como memória e aprendizado; previne o estresse crônico e doenças neurodegenerativas, como o Parkinson; auxilia no tratamento da hiperatividade em crianças; auxilia na proteção cardiovascular e na prevenção de diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.