Uso da cannabis para ansiedade

uso da cannabis para ansiedade

É indicado uso da cannabis para ansiedade?

Primeiramente é importante identificar o tipo de ansiedade, pois assim decidimos a melhor estratégia para cada caso. Veja abaixo os tipos de ansiedade que podemos tratar com cannabis medicinal e uma breve explicação de cada um deles:

  • Estresse pós-traumático:
    • um transtorno que ocorre após a pessoa ter sofrido uma violência ou evento traumático. Causa sintomas físicos como tontura, palpitação e suor excessivo, além de insônia, depressão, esquecimentos, pesadelos.
  • Fobia social:
    • medo e ansiedade excessivos diante de determinadas situações sociais; é diferente de uma timidez social, por ser mais intenso e causar sintomas físicos só de pensar na situação de exposição; a pessoa geralmente evita situações em que poderá ser observado ou avaliado por alguém.
  • Fobia específica:
    • medo ou ansiedade excessivos por causa de um objeto ou situação. Exemplo: medo de barata, injeção, altura, voar.
  • Ansiedade generalizada:
    • preocupação excessiva com problemas do dia-a-dia que se repetem em sua mente causando muitas vezes incômodos na própria pessoa pela persistência de pensamentos e que também são observados pelos mais próximos; causa sintomas físicos como alteração do sono, dores de cabeça, esquecimentos, dores e tensão em pescoço e ombros, alteração do apetite, irritabilidade, alteração da concentração.
  • Síndrome do pânico:
    • são sintomas físicos que surgem abruptamente em qualquer hora do dia, causam um pico máximo de incômodo em torno de 10minutos e depois vai diminuindo aos poucos. Causa sensação de que parece que vai infartar, desmaiar ou morrer, falta de ar, tontura, formigamentos, dores no estômago ou no abdômen todo, diarreia, suor, tremores, desconforto no peito, náuseas e um medo de perder o controle de si ou de morrer.
  • Agorafobia:
    • medo ou ansiedade fortes em relação a algumas situações sociais como sair de casa sozinho, uso de transporte público, permanecer em locais abertos ou fechados, permanecer em uma fila cheia ou ficar sozinho em meio a multidão. A agorafobia muitas vezes está associada a síndrome do pânico.
  • Transtorno Obssessivo-compulsivo:
    • obssessão: pensamentos, impulsos ou imagens persistentes e não desejados que causam incômodo e ansiedade excessivos e a pessoa tenta ignorá-los ou neutralizá-los com outro pensamento ou com uma ação;
    • compulsão: comportamentos repetitivos que a pessoa tende a fazer para “aliviar” a obssessão. Exemplos: lavar as mãos, organizar, verificar tranca da porta, contar ou repetir palavras em silêncio.

Após tantos anos de pesquisa com a planta Cannabis e sua relação com corpo humano, já se sabe que nós produzimos canabinoides em nosso corpo e que funcionam como neurotransmissores que agem no sistema nervoso central e interagem como outros neurotransmissores (serotonina, dopamina, GABA etc). 

Na literatura já existem cerca de 150 estudos (incluindo 18 ensaios clínicos) que avaliaram os efeitos dos derivados canabinoides nos transtornos de ansiedade, promovendo redução da ansiedade e melhora do sono.

Nos quadros ansiosos e fobias, a redução do estresse relacionada a sensação do medo por exemplo, ocorre envolvendo um aumento da anandamida e 2-AG (canabinoides que produzimos) nos receptores endocanabinoides CB1 localizados nas terminações nervosas glutamatérgicas.

Não há dúvidas de que esta planta traz benefícios. Considerando a segurança e tolerabilidade identificadas até o momento nos estudos, a planta cannabis é uma opção terapêutica útil para casos específicos, especialmente aqueles que não respondem bem aos tratamentos convencionais.

O canabidiol (CBD) reduz a ansiedade sem produzir alterações negativas, mesmo em doses altas. Para alguns casos, é interessante associar o THC (tetrahidrocanabinol) também. As doses são muito individualizadas!!!! Para duas pessoas com o mesmo tipo de transtorno de ansiedade e mesma idade, sexo e peso, podem ser prescritas doses bem diferentes.

Por estes motivos, a planta Cannabis tem sido muito utilizada para o tratamento de distúrbios da ansiedade. Entretanto, é sempre necessário uma avaliação detalhada e acompanhamento médico.