O que é Medicina Endocanabinoide ? É a área da medicina que estuda o sistema endocanabinoide e tem avançado cada vez mais nas descobertas dos endocanabinoides e seus receptores, bem como nos fitocanabinoides (os canabinoides presentes na planta cannabis) que apresentam efeito terapêutico em vários órgãos e sistema do nosso corpo.
Até o momento, os dois principais endocanabinoides estudados são:
- Anandamida ou araquidonoil etanolamina (AEA)
- 2-araquidonilglicerol (2-AG)
Eles funcionam como neurotransmissores (assim como serotonina, por exemplo) e se conectam aos receptores canabinoides chamados de CB1 (receptor canabinoide tipo 1) e CB2 (receptor canabinoide tipo 2), sendo que os CB1 estão presentes no sistema nervoso central e o CB2 estão presentes no sistema nervoso periférico e nas células da imunidade.
Os efeitos dos canabinóides no organismo dependem da localização do respectivo receptor provocando os mais diversos efeitos terapêuticos, como alívio de dores, melhora da ansiedade, depressão e insônia, redução de náuseas etc.
Por este motivo, esta área da medicina tem sido tão promissora e trazendo qualidade de vida para milhares de pacientes pelo mundo.