Os Terpenos são compostos químicos voláteis, muito presentes no reino vegetal e muito abundantes na planta cannabis. Eles produzem o aroma das plantas e funcionam como repelentes contra predadores e patógenos. Foram identificados cerca de 120 terpenos na planta cannabis. O perfil deles muda a depender do tipo da planta cannabis (mais rica em tetrahidrocanabinol, canabidiol, etc) e na forma que se apresenta (fresca ou em óleo/extratos).
Muitas plantas conhecidas possuem terpenos que também são encontrados na cannabis. Dentre os mais conhecidos:
- Limoneno: encontrado nas frutas cítricas. Tem função ansiolítica, antidepressiva, antibiótica, anti-inflamatória, analgésica, antioxidante.
- β-Mirceno: abundante no capim-limão e lúpulo. Tem função sedativa, ansiolítica, relaxante muscular, analgésica, antioxidante e anti-inflamatória.
- α-Pineno: é o mais mais abundante na natureza, característico dos pinheiros e com aroma de pinho. Tem função anti-inflamatória, broncodilatadora quando em baixas doses, antibiótica (particularmente contra MRSA, uma cepa resistente a muitos antibióticos disponíveis), larvicida (contra vários vetores de doenças devastadoras como malária ou dengue), ansiolítica, e tem propriedades antineoplásicas potenciais. Além disso, o α-Pineno é um inibidor da enzima acetilcolinesterase melhorando a memória de curto prazo.
- Linalol: abundante nas plantas da lavanda, rosa e manjericão. Tem função ansiolítica, analgésica, sedativa, anticonvulsivante e é um antiglutamatérgico.
- Humuleno (α-Cariofileno): abundante no lúpulo (Humulus spp.) e também na sálvia, gengibre, mentol e pimenta do reino. Tem função anti-inflamatória, analgésica, protetora gástrica, agonista do receptor CB2 (canabinóide2).