Um intestino saudável deve idealmente funcionar todos os dias com fezes bem formadas. Se você tiver dificuldade ou dor para evacuar, se as fezes forem muito rígidas e secas ou se você evacua com três ou mais dias de intervalo, você sofre de constipação intestinal (intestino preso).
Cuidado!! Isto pode parecer algo normal e inocente, mas a repetição desse padrão de evacuação pode lhe causar problemas como hemorroida e fissura (rachadura no ânus) dentre muitos outros.
Aqui estão alguns cuidados para manter um intestino mais saudável:
1) Tomar 1 xícara de chá (por exemplo de ameixa seca, cáscara sagrada, psyllium) ou 1 copo de água de manhã em jejum, natural ou quente;
2) Comer frutas todos os dias, de preferência aquelas com mais fibras (mamão, manga, mexerica e laranja com bagaço, abacate, ameixa, uva e maçã com casca);
3) Comer verduras diariamente (couve, brócolis, acelga, almeirão, alface) e legumes como cenoura e beterraba;
5) Se você não tiver frutas frescas, pode comer ameixa seca. Se preferir que ela fique mais úmida, basta colocar num copo de água por poucos minutos antes de comê-la.
6) Beber bastante água o dia todo, em torno de 30 a 35ml/kg/dia (Essa é a forma mais importante e esquecida por muitos).
Estas orientações são básicas e melhora a saúde intestinal de muitas pessoas apenas com estas mudanças. Entretanto, sabemos que alguns pacientes precisarão também de outras estratégias como retirada de algum alimento, prescrição de uma fibra solúvel ou insolúvel, probióticos. Se este for o seu caso, agende uma consulta para avaliação, diagnóstico e tratamento individualizados contemplando os cuidados com alimentação, hábitos, emocional, microbiota intestinal, nutrientes e medicamentos alopáticos ou fitoterápicos se necessário. Afinal, sabemos que o intestino é considerado nosso “segundo cérebro” – cuide dele e estará cuidando de vários outros aspectos do seu corpo e mente.